Lançamos um bônus financeiro vinculado à sustentabilidade
Somos a primeira companhia do nosso setor na América Latina a vincular a estratégia de financiamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados com a redução das emissões de carbono em toda nossa cadeia de fornecimento.
Como companhia cada vez mais comprometida com o meio ambiente, em abril, nós emitimos nosso primeiro bônus ligado a objetivos de desenvolvimento sustentável, conhecido em inglês como Sustainability Linked Bond (SLB). Através desse bônus, nos comprometemos a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo de toda nossa cadeia de fornecimento, gerando assim um impacto positivo não só em nossa própria operação, mas também na de todos nossos fornecedores.
Os SLBs são instrumentos de dívida que têm como objetivo fazer com que o emissor se comprometa a cumprir certas metas de ESG (Environmental, Social e Governance), calibradas a partir de indicadores chave de desempenho (KPIs). O objetivo estabelecido no acordo é reduzir as emissões de GEE em 36% em nossa própria operação e em 31% levando em conta nossa cadeia de fornecimento (de maneira progressiva até o ano de 2030). Em ambos os casos, serão utilizados como base os dados absolutos de 2021.
Sem dúvida, o lançamento do bônus é um passo muito importante na evolução de nosso compromisso constante e crescente para com o cuidado do planeta e o desenvolvimento das comunidades da região.
“A sustentabilidade faz parte da cultura da Arcos Dorados e também da nossa estratégia de negócio. A emissão deste bônus demonstra nossa certeza de que a sustentabilidade não é só um dever das empresas, mas que pode também ser uma boa estratégia financeira”. Marcelo Rabach, Chief Executive Officer
O excesso de emissão de gases de efeito estufa, principalmente o gás carbônico, gera o aquecimento global, que é uma grande ameaça ao ecossistema. Por isso, contribuir para uma economia com baixa emissão de carbono é um dos aspectos fundamentais de nossa plataforma de ESG chamada Receita do Futuro, que está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
Neste contexto, a partir de 2019 começamos a medir e auditar a “pegada de carbono” em nossa operação e desde o ano de 2021 incluímos a dos fornecedores, considerando que mais de 93% das emissões de GEE vêm desse setor.
“Sabemos o tamanho da nossa escala e, portanto, a nossa responsabilidade como agente de mudança positiva. Não só nos comprometemos com reduzir as emissões de nossa operação, mas, a partir deste bônus, associamos os nossos principais fornecedores a este compromisso, gerando assim uma maior redução da pegada de carbono de todo o sistema na América Latina”. Gabriel Serber, Diretor de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável
A emissão do Sustainability Linked Bond será acompanhada por auditorias anuais realizadas por entidades externas que vão conferir o cumprimento dos compromissos assumidos. Além disso, para poder realizar esta operação e em linha com o que os Princípios de Bônus Vinculados à Sustentabilidade estabelecem, o instrumento financeiro conta com o apoio da Sustainalytics, a reconhecida empresa global de rating em sustentabilidade.
Com objetivos cada vez mais ambiciosos e desafiadores, nós continuamos trabalhando por um futuro sustentável guiados por nossa Receita do Futuro.